Para saber quem tem direito de doar sangue, Qual seria sua resposta diante de muitas pessoas que hoje e amanha estariam necessitando de sua ajuda e colaboração para esse projeto de vida com destino único ajudar o próximo?
Quem tem direito de doar Sangue
Eu posso, você pode doar, quem não pode doar Compartilha todos nos temos direito de doar sangue.
Se você quiser fazer uma doação é muito simples é so passar em qualquer posto de coleta do Hemoce mais próximo de sua cidade. Algumas pessoa tem duvidas quanto ao período de doação, quanto a duvida é só você se programar para dias antes dos feriados nacionais, carnaval,ano novo Natal e outros.
Essa datas infelizmente são os picos em acidentes nas estradas e da violência, os hospitais necessitam de uma quantidade maior de sangue.
Para garantir estoque, o Hemoce sensibiliza para que os doadores já decidam a fazer esse ato de solidariedade e responsabilidade com a saúde coletiva.
Doação Sangue: Como doar, Como é feito e Quem pode?
Essa datas infelizmente são os picos em acidentes nas estradas e da violência, os hospitais necessitam de uma quantidade maior de sangue.
Para garantir estoque, o Hemoce sensibiliza para que os doadores já decidam a fazer esse ato de solidariedade e responsabilidade com a saúde coletiva.
Doação Sangue: Como doar, Como é feito e Quem pode?
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue.
Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Fonte Wiki pedia
Leia mais sobre a cidade de Aracati onde já foi umas dos melhores Carnavais de Paias do Brasil
Requisitos básicos para quem tem direito a doação de sangue.
- » Estar em boas condições de saúde.
- » Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- » Pesar no mínimo 50kg.
- » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- » Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
- » Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- » Gravidez
- » 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- » Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- » Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- » Tatuagem nos últimos 12 meses.
- » Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
- » Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
- » Hepatite após os 11 anos de idade. *
- » Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- » Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- » Malária.
- Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
Respeitar os intervalos para doação
- » Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
- » Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Fonte:prosangue SP